terça-feira, 6 de fevereiro de 2024

Como fazer a manutenção regular de um abrigo de jardim?

Confira nesse artigo algumas dicas sobre como fazer a manutenção regular de um abrigo de jardim


Os portugueses começam a render-se à madeira enquanto material de construção, aderindo cada vez mais a uma prática que é muito comum em outros países europeus. Especialmente em ambientes onde a natureza impera, como casas que confinam com bosques, ou que possuem espaços verdes de dimensões consideráveis, os abrigos de jardim representam uma excelente adição à propriedade. 


Contudo, como é comum com qualquer outro tipo de construção em madeira, também os abrigos de jardim precisam de certos cuidados de manutenção, para que possam manter a sua robustez e um visual agradável à vista.


Ao longo deste artigo vamos compartilhar algumas dicas sobre como fazer a manutenção regular de um abrigo de jardim.


Como fazer a manutenção regular de um abrigo de jardim?

Comece por escolher um abrigo de qualidade 

Em primeiro lugar, deve escolher um abrigo de jardim de qualidade superior. Se optar por uma estrutura construída com madeira de qualidade inferior, mesmo que tenha cuidado, ao longo dos anos a degradação será mais evidente. 


Os abrigos de jardim construídos por empresas altamente especializadas, como a Maestro Casas, recorrem apenas à melhor madeira, oriunda do norte da Europa. Esta madeira cresce em condições climatéricas bastante adversas, o que tem impacto na sua robustez futura. 


Desta forma, se pretende um abrigo de jardim que possa durar anos, e manter uma boa aparência, deve optar por um produto de qualidade diferenciada.



Os principais problemas que a madeira enfrenta 

Para que a madeira mantenha um aspecto atrativo e a sua robustez estrutural é necessário conhecer os principais “inimigos” deste tipo de material. Começamos por mencionar as pragas, que são especialmente nefastas para qualquer estrutura deste tipo. 


As pragas produzem rapidamente danos na madeira e por essa razão, é essencial agir de forma preventiva, mas também fazer inspeções regulares, por forma a detectar o surgimento de algum problema. 

Como fazer a manutenção regular do abrigo

Além das pragas, convém ter atenção ao clima. Se possível, os abrigos de jardim devem estar de alguma forma protegidos da exposição solar direta. Ou seja, deve tentar garantir que, pelo menos durante parte do dia, os abrigos ficam à sombra. Ainda mais relevante é a humidade, que é um dos fatores que mais rapidamente contribui para a degradação e apodrecimento da madeira. 


Agora que vimos quais são os principais fatores que podem danificar estruturas de madeira, vamos avançar para o que pode fazer para manter o seu abrigo de jardim tão forte e bonito como era quando o comprou.



Dicas de como fazer a manutenção regular do seu abrigo de jardim

Agora que já os potenciais problemas que podem abrigos de jardim, chegou a altura de partilhar algumas dicas sobre a manutenção regular deste tipo de estruturas. Leia com atenção e comece a implementar as nossas sugestões, para garantir que o seu abrigo continuará em ótimo estado.


Limpe o terreno em volta do abrigo

Procure manter o terreno em volta do abrigo tão limpo quanto possível. Evite que ramos ou arbustos estejam demasiado próximas da estrutura. Isto é especialmente importante para evitar que a humidade possa ficar retida na madeira.


Deve ter especialmente cuidado com ramos de árvores, por forma a evitar que num dia de vento mais forte, um ramo possa cair sobre o abrigo e provocar danos.


Utilizar produtos de proteção de madeira

Caso compre um abrigo de madeira não tratada, deve aplicar logo um produto de proteção. Opte por um verniz, ou tinta, próprio para este tipo de material, de preferência que ofereça resistência aos raios ultravioletas e à humidade. 


Antes de aplicar o verniz deve colocar uma camada de primário e deixar secar. Depois, sim, pode aplicar o verniz e a tinta. Dependendo das condições climatéricas do local de instalação, deve repetir o procedimento de tratamento da madeira a cada dois ou três anos.


Como fazer a manutenção de um abrigo de jardim

Manutenção do telhado

O telhado é um elemento essencial para a conservação de qualquer estrutura da madeira, mas que muitas vezes é negligenciado. Deve verificar o estado do telhado do abrigo de forma regular.


Esta ação é especialmente importante no início do outono, por forma a antecipar a chegadas das primeiras chuvas. Caso detecte algum tipo de danos deve aplicar medidas corretivas, como a aplicação de selante ou mesmo a realização de reparações mais extensas.


Garantir a ventilação adequada

Também deve garantir que o abrigo é ventilado de forma adequada. Se a estrutura tiver janelas, deve abri-las ocasionalmente para que o mesmo possa arejar.


Uma ventilação adequada é essencial para evitar problemas como o surgimento de mofo, que conduzem à degradação da madeira.

Como fazer a manutenção de um abrigo de jardim

Aplique estas dicas e conserve o seu abrigo em bom estado

Depois de termos partilhado informações e dicas relevantes sobre como fazer a manutenção regular do seu abrigo de jardim, esperamos que já se sinta em condições de fazer o tratamento da sua estrutura, por forma a que possa usufruir da mesma durante muitos anos.


Gostou das dicas de hoje? Deixe nos comentários o que acharam e não se esqueça de me seguir nas redes sociais para não perder nenhuma novidade. Além disso, aproveite para conhecer o meu Canal sobre Moda no Youtube




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário aqui. Por favor, não incorpore link nos comentários.