quarta-feira, 22 de setembro de 2021

Saiba os tipos de manchas de pele e como tratá-las

Conheça quais são os principais tipos de manchas que podem aparecer na pele do rosto e como tratá-las ou amenizá-las.


Seja pelo sol, poluição e falta de cuidados, as manchas de pele podem aparecer e incomodar mulheres e homens. Até porque, geralmente, são difíceis de sair e exigem um cuidado mais focado para que a pele volte à sua textura e cor original. Para entender quais são os tipos de manchas e os métodos de como tratá-las, preparei um post especial! Confira!


Saiba os tipos de manchas de pele e como tratá-las

Você tem ou já teve manchas na pele? Para quem gosta de deixar a pele sempre bem cuidada esse tipo de problema tem a tendência de causar preocupações. A corrida no dermatologista para encontrar o tratamento certo é inevitável, mas alguns produtos que usamos na nossa casa são uma boa aposta também. Claro que com a orientação de um bom médico da área. 


Como surge uma mancha na pele?

As manchas aparecem na pele por diversos fatores, dentre eles estão, a exposição por muito tempo no sol, lesão causada na pele, acne, queimaduras e até mesmo por algum resultado de um procedimento feito ou até mesmo produto usado de maneira errada.


Ou seja, a partir de um processo inflamatório, a melanina presente nas células é produzida de forma excessiva, causando as temíveis manchas. Que podem sair com facilidade e após alguns meses ou permanecer para sempre na pele.



5 principais tipos de manchas de pele

Você viu como as manchas podem surgir de várias formas na pele e até mesmo por conta de hábitos do nosso dia a dia. Veja os principais tipos de manchas que podem aparecer na nossa pele. Depois, saiba como é possível tirar manchas do rosto e outras partes do corpo.


Manchas de Melasmas

Um dos tipos de manchas mais comuns que assombra as mulheres, o melasma pode surgir por diversos fatores.  Dentre eles,  a exposição solar, uso de anticoncepcional e até mesmo após a gravidez. De difícil tratamento, as manchas são escuras e pode surgir no rosto, pescoço e braço. 


A genética também é um dos pontos que podem influenciar no aparecimento das manchas do melasma, por isso, sempre utilizar protetor solar e até mesmo as opções com cores pode ajudar durante o processo. A visita à um bom dermatologista é mais do que necessária para quem identificou o problema, dessa forma, pode ser até possível eliminar o melasma definitivamente.


Saiba os tipos de manchas de pele e como tratá-las

Manchas de Acne ou pós acne

É conhecido que um dos fatores que mais influenciam no aparecimento de manchas são as acnes. Elas surgem basicamente no processo inflamatório que a acne faz na pele e são em sua maioria na cor vermelha, mas podem surgir na cor marrom também. 


Elas podem ser tratadas com ácidos ou até mesmo remédios de via oral que devem ser receitados por um médico. O ideal é que ao perceber a mancha já trate de imediato, pois será muito mais fácil e rápido de sumir.


acne

Mancha Melanose solar

Uma dos tipos de manchas causadas pelo sol são as manchas de melanose solar, elas aparecem com o tempo na pele, são mais escuras e pequenas. Surgem nas áreas que ficam mais expostas ao sol como o rosto, mãos, braços e colo. 


Esse tipo de mancha nasce mais em pessoas com a cor de pele clara e que se expuseram áo sol sem a proteção adequada durante um longo período. Geralmente pode ser notada depois de uma certa idade, devido à acumulação e aumento da melanina. 


Mancha Melanose solar

Mancha Queratose

Como se fosse uma feridinha, a queratose também é um dos tipos de manchas causadas pelo sol ou até mesmo pela acne.  Ela é causada pelo excesso de uma proteína chamada queratina. As pessoas de pele clara e com idade maior do que 40 anos, são mais propensas a terem esse tipo de lesão na pele. 


Pode surgir no rosto, colo e braços, normalmente a mancha é mais áspera e se não cuidada da forma adequada pode virar câncer.


queratose


Mancha Fitofotodermatoses

Você já deve ter ouvido falar que algumas frutas cítricas como o limão, são capazes de manchar, se expostas ao sol sobre a pele. É a mais pura verdade, a fitofotodermatoses, são manchas causadas principalmente por isso, que são mais propensas em pessoas com a pele mais clara. 

Pode causar coceira e normalmente a mancha é mais escura e o mais interessante é que pode ser sumir da pele em alguns meses. Para evitar é necessário que sempre que estiver comendo ou manuseando esse tipo de alimento, lave muito bem as mãos e não fique perto do sol.


Fitofotodermatoses


Como tratar as manchas na pele 

Existem diversos tipos de tratamento para as manchas de pele, o ideal é que você procure um profissional da área para informar a adequada. Lembrando que quase todos os tipos de manchas podem sair da pele.


As opções mais conhecidas são com clareadores de pele à base de ácidos como o amado ácido glicólico, vitamina C, ácido retinoico, ácido kójico e o ácido tranexâmico. Com essas formulações é possível fazer o tratamento em casa, mas é preciso seguir a rotina indicada pelo seu médico e evitar a exposição solar.


Outras formas de tratamento e que são mais caras são com luz pulsada, laser e microagulhamento. 


Já sabia dessas informações? Deixe nos comentários o que achou dessa postagem e não se esqueça de me seguir nas redes sociais para não perder as novidades!



Big Beijo,
Cris!



2 comentários:

  1. Minha mãe tem Melanose Solar, mas começou a usar protetor solar certinho e estamos só esperando um tempo pra marcar a derma pra conferir qual desses agentes clareadores ela poderá usar. Eu gostava da vitamina C antes do protetor e a noite para hidratar a pele, mas faz um tempinho que não uso.
    Beijos,
    Mundo Perdido da Carol
    Canal no Youtube - Mundo Perdido da Carol
    Instagram: @carolinsweet
    Me Acompanhe também no Pinterest

    ResponderExcluir
  2. Obrigada por nos proporcionar esse conteúdo, e assim como eu, nos mulheres nos incomodamos muito com acne e manchas na pele, que muita das vezes pode ser evitadas com pequenos cuidados diários! <3

    Estou utilizando um produto a alguns meses e notei claramente, hidratação e viçosidade em minha pele! Possuo manchas em meu rosto por exposição ao Sol, e também notei que elas estão mais suave. Super indico pois estou amando!!!! https://bit.ly/DREAM-COLAGENO-COM

    ResponderExcluir

Deixe o seu comentário aqui. Por favor, não incorpore link nos comentários.