quarta-feira, 30 de março de 2022

Cosméticos sustentáveis: entenda o que é e os tipos

Entenda o que são os cosméticos sustentáveis e quais são os principais tipos que você pode comprar.


Quando o assunto é sustentabilidade, o público está cada vez mais atento e com isso, os produtos de beleza entraram de vez em uma tendência que está crescendo no mercado de beleza, que até então poucos tinham acesso: os cosméticos sustentáveis.


Com as rotinas de cuidados com a pele do corpo e do rosto sendo mais divulgadas e tornando-se um exemplo de autocuidado do consumidor, as marcas notaram a necessidade de adicionar um toque de cuidado também com o meio ambiente também. Por isso, os cosméticos sustentáveis começaram a aparecer com força, unindo o bem-estar do público com a proteção do nosso planeta. Saiba agora o que são e alguns tipos de cosméticos sustentáveis para adicionar já na sua rotina.

Cosméticos sustentáveis: entenda o que é e os tipos


O que são os cosméticos sustentáveis 

Priorizar cada vez mais os impactos que o consumo trazem para o mercado é fundamental para a proteção do nosso meio ambiente. Com esse movimento cada vez mais popular, escolher produtos que condizem com esse tipo de proposta é um passo que muitos consumidores estão trazendo para pauta. 


Os cosméticos sustentáveis nada mais são do que aqueles produzidos com o objetivo de causar o mínimo possível de impacto negativo ao nosso ambiente. Desde a retirada de todos os ingredientes que não são renováveis a até ter apenas ingredientes naturais e orgânicos. Além de não  fazer teste ou qualquer uso de animal. 


Dentre os exemplos, são os produtos sem parabenos, sulfatos e que contam em sua formulação com ingredientes naturais e que possam se renovar. É muito importante ressaltar que não pode ter nenhuma adição de agrotóxicos durante o seu processo de produção. Podemos encontrar os cosméticos sustentáveis em produtos como sabonetes líquidos, maquiagem no geral, entre outros.



Tipos de cosméticos sustentáveis

Agora que você sabe o que são os cosméticos sustentáveis, que tal conhecer alguns exemplos? Dessa forma, ficará muito mais fácil para identificar na hora da compra.


Biocosméticos 

Os biocosméticos são aqueles produzidos com ingredientes 100% naturais e orgânicos. A empresa escolhe desde o local, ingredientes e tudo o que envolve a produção, de acordo com as normas de sustentabilidade regidas pelo planeta, como a inserção de práticas que visam a diminuição dos resíduos de poluição que a produção pode causar também. 


Dentre os produtos evitados estão os famosos parabenos, silicones, conservantes artificiais, sulfatos, petróleo e parafinas, por exemplo. Além disso, a embalagem é feita sem o uso do plástico convencional. 


Ou seja, os biocosméticos abragem também um poucos dos dois tipos de cosméticos que vou explicar a seguir também!

Cosméticos sustentáveis: entenda o que é e os tipos


Cosméticos veganos 

Muitas marcas nacionais e internacionais já aderiram aos cosméticos veganos que são produzidos sem nenhum tipo de matéria-prima de origem natural e sem testes em animais durante a sua composição. Dentre os ativos mais conhecidos estão, o mel, colágeno e cera de abelha, por exemplo. 


As marcas que possuem esse tipo de produção, geralmente, adicionam em sua embalagem ou possuem as informações no site, por isso, se você é adepta à esse estilo de compra, procure saber se a sua marca preferida segue as diretrizes. 


Existem muitos tipos de produtos que seguem esse formato, desde skincare como a água micelar até máscaras capilares.

Cosméticos sustentáveis: entenda o que é e os tipos


Cosméticos naturais 

Os cosméticos naturais estão cada vez mais em evidência e são aqueles que não possuem nenhum tipo de química ou sustâncias prejudiciais ao planeta em sua composição. Quase toda a formulação deve ser feita com matérias-primas naturais, em um total estimado de até 95% da composição do produto. 


Ele deve ser composto por produtos de origem vegetal, como os óleos de origem vegetal e óleos minerais, por exemplo. 


Dentre os benefícios que mais pode ser observado nesse tipo de cosméticos é a sua forma de ação, que muitas vezes, age profundamente tanto na pele como no cabelo. Hoje em dia, já existe até mesmo absorvente feminino que segue esse tipo de produção. Incrível, né?

Cosméticos sustentáveis: entenda o que é e os tipos


Por que escolher um cosmético sustentável 

Quando você opta por um cosmético sustentável além de levar um produto de qualidade para a sua casa, pois foi pensando com as melhores tecnologias para a sua ação, também leva uma produção 100% pensada no nosso planeta. 


Os ingrediente são naturais sem a adição de processos que envolvam o teste de animais, além disso, tenta causar menos poluição possível e até mesmo, uso desacerbado de água. 


Já sabia o que são os cosméticos sustentáveis? Deixe nos comentários o que acharam e se gosta de algum produto que segue esse padrão de produção.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário aqui. Por favor, não incorpore link nos comentários.