segunda-feira, 17 de janeiro de 2022

Acne hormonal: o que é e como tratar?

Entenda quais são as principais causas da acne adulta e também as formas de tratamento.

 

A acne hormonal é um tipo de acne muito comum que afeta quem já passou da fase da adolescência e tem como principal causa a desregulação dos hormônios tanto de mulheres como de homens. Saiba o que são as acnes hormonais e como tratar, para deixar a sua pele cada vez mais bonita e a sua saúde em dia.

acne hormonal o que é

O que é a acne hormonal

A acne é advinda de uma inflamação devido à oleosidade e a outros fatores, que ocorrem nas glândulas sebáceas e nos folículos pilossebáceos, esse processo pode provocar além da acne também os temidos cravos. Além do rosto, elas podem aparecer nas costas e peitos.


Já a acne hormonal, também conhecida como acne adulta, acontece após o período de puberdade devido à desregulação dos hormônios, como os androgênicos. Uma série de fatores podem acontecer para desenvolver esse tipo de acne, sendo mais comum em mulheres.


Por isso, doenças como síndrome do ovários policísticos e também o uso de alguns tipos de contraceptivos, podem dificultar e aumentar o caso. Geralmente ocorrem em mulheres de 25 a 30 anos, que procurar o médico imediatamente para o correto diagnóstico e para um tratamento adequado.


acne hormonal o que é

 

Como tratar a acne hormonal?

O tratamento da acne hormonal pode ser feito tanto de forma tópica, com aplicação de cremes e fórmulas manipuladas sob a área, uma das mais conhecidas é o adapaleno e o ácido retinóico, e também um cuidado diário com a aplicação de sabonetes e esfoliantes adequados para o tipo de pele. Todos os medicamentos utilizados devem ser passados por um bom dermatologista para que o quadro não se agrave.


Se o grau da acne já estiver em um quadro avançado, a alguns médicos recomendam remédios mais específicos e que tratam de dentro para fora. Isso, claro, sem abandonar os cremes e os tratamentos caseiros informados acima.


Além de consultar um dermatologista , os casos de acne hormonal devem ser acompanhados de um endocrinologista, médico especialista no sistema endócrino.

acne hormonal o que é

Como tratar a acne em casa?

Depois de consultar o seu dermatologista é importante continuar o tratamento em casa, por isso, é fundamental que você tenha produtos que são desenvolvidos para o seu tipo de pele, no caso a oleosidade e com acne.


Um bom sabonete para retirar a oleosidade aparente, um hidratante com textura leve e um protetor solar são os produtos adequados e que não podem faltar na sua rotina de cuidados com a pele acneica.


A esfoliação é um importante passo e deve ser feita 1 vez na semana, que pode ser tanto com um produto da indústria ou até mesmo uma opção caseira, com mel e açúcar mais leve. Mas antes informe o seu médico sobre o procedimento.

acne hormonal o que é

A acne hormonal é considerada uma doença, por isso, o seu tratamento deve ser receitado por um médico e o quanto antes você procurar ajuda, menores serão as manchas e cicatrizes na pele. Fique atenta aos sinais!

 

Gostou do post de hoje? Já conhecia essas informações sobre a acne hormonal? Deixe nos comentários o que acharam e não se esqueça de me seguir nas redes sociais para não perder nenhuma novidade e looks maravilhosos!



2 comentários:

  1. Eu tenho essa e noooossa, acho difícil de tratar. A mulher não tem um dia de paz hahaha mas creminhos e acidinhos são maravilhosos <3

    Beijinhos
    tipsnconfessions.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Por aqui também aparecem, viu Raquel! Não temos um dia de paz hahah

    ResponderExcluir

Deixe o seu comentário aqui. Por favor, não incorpore link nos comentários.