quarta-feira, 18 de agosto de 2021

Vitamina D: saiba o que é e os seus benefícios

Entenda quais são os principais benefícios da vitamina D e como ela pode melhorar a sua energia no dia a dia.

Depois de ficar algum tempo sem pegar sol, notou que ficou um pouco mais cansada, sonolenta e sem disposição? Isso pode ser um dos fatores para determinar a falta de Vitamina D. Uma das substâncias mais importantes presentes no nosso organismo é responsável pela saúde dos nossos ossos, para regular o metabolismo e muito mais. Saiba mais sobre os benefícios da vitamina D.

Vitamina D: saiba o que é e os seus benefícios


O que é Vitamina D

Muitos pensam que a vitamina D é apenas uma vitamina comum, mas na década de 70 descobriu-se que ela nada mais era que um pró-hormônio, produzido naturalmente pelo nosso organismo através da quantidade de absorção de luz solar. Mas com a perca do tempo de qualidade dessa luz, é comum que comece a faltar no nosso organismo e é aí que precisamos suplementar.

Dentre as suas principais funções da Vitamina D no organismo estão o auxílio no sistema imunológico, controle da diabetes, fortalecimento dos ossos, melhora, prevenir o envelhecimento precoce, prevenção de doenças e até mesmo melhoria no fortalecimento muscular.

Principalmente nos últimos anos e com a quarentena, as pessoas começaram a ficar menos tempo expostos ao sol e a sua deficiência passou a ser algo extremamente comum, além de preocupante. Já que a sua falta pode causar nada menos do que osteoporose devido à deficiência de cálcio e fósforo, cansaço, diabetes, queda de cabelo, hipertensão e em casos mais graves maior propensão ao câncer.

Vitamina D: saiba o que é e os seus benefícios

Benefícios da Vitamina D para a pele

A vitamina D também fornece muitos benefícios para a nossa pele, pois auxilia na prevenção do envelhecimento precoce, pois age renovação química e natural da nossa pele. Outro fator de benefício muito importante é a redução de rugas e as linhas finas,  devido às suas propriedades antioxidantes.

Para quem tem espinhas é um aspecto também muito amado, pois como o sistema imunológico ficará muito mais forte, a tendência é que a pele fique fragilizada é ainda menor. Além das suas ação antimicrobiana. Tudo o que a nossa pele precisa!


Como obter vitamina D

Existem algumas formas fáceis de obter a vitamina D, mas lembre-se que é sempre bom procurar a ajuda de um profissional da área. Conheça algumas!

Exposição solar

A exposição solar é a forma mais fácil e gratuita de obter a vitamina D natural, a indicação é que você pegue em alguns horários específicos do dia, como das 10h às 12h ou das 14h às 16h30, pois o sol não está tão quente. 

A recomendação diária é de 10 a 15 minutos, dessa forma você conseguirá absorver todos os seus benefícios de maneira a agir no corpo todo. A sua saúde agradece.


Na alimentação

Sabia que é possível encontrar a vitamina D em alimentos? É isso mesmo! Alguns dos exemplos são ovos, queijo, iogurte natural e até mesmo sardinha. Uma alimentação saudável é passo importante para conseguir esse hormônio tão importante. 


Suplementação

Se a deficiência de vitamina D está alta de acordo com os exames médicos, a formulação de uma suplementação com a dose correta fará a diferença no seu dia a dia. Geralmente o tratamento dura pro alguns meses.


Como você pode ver a Vitamina D é um hormônio essencial para a nossa saúde como o todo e age em diversos pontos no nosso corpo. Se você sente que não anda muito bem a dica é realizar um pedido de exames para o seu médico. Constatando a deficiência, nada melhor do que procurar o auxílio de uma boa suplementação (com recomendação médica) e também ficar um tempo de qualidade exposto ao sol.


Gostou de saber um pouco mais sobre os benefícios da vitamina D? Não se esqueça de me seguir nas redes sociais para não perder nenhuma novidade!




Um comentário:

Deixe o seu comentário aqui. Por favor, não incorpore link nos comentários.