OUTUBRO ROSA - Câncer de mama: Como Prevenir?

Olá meninas, tudo bem com vocês?

Cerca de 25.000 casos de câncer de mama são diagnosticados anualmente, ou seja, em cada dez mulheres, uma vai sofrer com essa doença. Um dos fatores que tem ajudado na descoberta prematura é a campanha do Outubro Rosa, que mostra as formas de prevenção e dá maior visibilidade a doença, fazendo com que as pessoas fiquem mais atentas aos sintomas e suas prevenções.


OUTUBRO ROSA - Câncer de mama: Como Prevenir?

Existem estudos que mostram que a cura vem aumentando desde 1999, de 71% para 85%. Como posso detectar o câncer de mama? Como regra geral, o câncer de mama geralmente é detectado em exames de rotina estabelecidos para tal controle ou por autoexame, dos quais a mulher pode notar um nódulo no peito e muito dificilmente o cancêr de mama doi por isso é muito importante que as orientações de prevenção sejam seguidas.



Deve ficar claro que o autoexame de mama não é um método de diagnóstico, mas uma forma de prevenção. É aconselhável para as mulheres que estão menstruando apalpar os seios uma vez por mês, geralmente no sétimo dia após o início da menstruação. Isso ajuda com que as mulheres conheçam seus seios, facilitando a detecção de qualquer tipo de anomalia, desde que seja visível ou palpável. As mulheres que já não têm menstruação também devem realizar esse autoexame, além de realizar mamografias regulares a cada dois anos, se tudo estiver bem.

OUTUBRO ROSA - Câncer de mama: Como Prevenir?


Maneiras para prevenir câncer de mama

Você pode fazer ações preventivas de câncer de mama, ou seja, as pessoas podem atuar para diminuir a incidência ao nível da população. O médico recomenda usar esses métodos para prevenir o câncer de mama:


1 - Coma adequadamente seguindo a dieta mediterrânea: consumir frutas, aumentar o consumo de legumes, cozinhar com azeite, aumentar o consumo de fibras e reduzir a carne vermelha e gordura.
2 – Faça mamografias regularmente. É aconselhável fazer a partir dos 45-50 anos, além dos autoexames mencionados anteriormente, que devem ser realizadas a partir dos 18 anos de idade.
3 - Evite hábitos nocivos, como fumar ou abusar de bebidas alcoólicas, moderando a ingestão sempre que possível.

OUTUBRO ROSA - Câncer de mama: Como Prevenir?
4 - Faça exercícios físicos regularmente, sempre se adaptando à idade e a situação da pessoa. Não vá mudar toda sua rotina de sedentarismo do zero, comece aos poucos e respeite os seus limites. Começar devagar permite que a prática de exercícios se torne uma rotina, ajudando não só na prevenção do câncer, mas também melhorando muito a sua saúde e disposição. Os médicos enfatizam que o exercício deve ser realizado como medida preventiva e também depois que a pessoa passou pelo tratamento de câncer. Mas lembre-se sempre de consultar seu médico para saber suas limitações.


5 - Conheça seu risco. Informe o seu médico se você tem membros da família que tiveram câncer de mama, especialmente uma mãe ou uma irmã, e se eles tiveram câncer de mama antes de chegarem à menopausa porque seu próprio risco de câncer pode ser superior à média. Algumas mulheres de alto risco podem ser recomendadas a ressonância magnética anual, além de uma mamografia de triagem.


6 - As mulheres precisam estar conscientes de quão importante é levar a sério esta série de comportamentos, já que, em longo prazo, podem ajudar a prevenir um grande problema.


São precauções simples e que podem definir o seu futuro em relação ao câncer de mama. Quanto mais cedo descoberto maiores são as chances de serem tratados com muita eficácia. Cuide sempre da sua saúde, ela é um bem muito precioso.

Post escrito pela parceira Rosi Feliciano.

16 comentários

  1. Ainda bem que as pessoas estão cada vez mais conscientes dessa campanha!

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  2. Uaaal que post maravilhoso,
    é sempre bom divulgar, para que mais pessoas possam
    se prevenir!

    beeijos

    Vem me visitar - Feminices cor de Rosa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que felicidade saber que gostou, Brenda! Beijão

      Excluir
  3. Posso dizer que adorei a tua partilha é muito importante
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela iniciativa, esse assunto precisa ser divulgado!
    Prof Rosi Feliciano http://beleza.blog.br/

    ResponderExcluir
  5. Ainda bem que as pessoas estão cada vez mais conscientes. Prevenir é muito importante.
    Beijinhos!

    galerafashion.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Dri! Esse assunto tem que ser cada vez mais divulgado. Beijos

      Excluir
  6. Essa campanha é muito boa, devemos sempre alertar a outras mulheres, pois as vezes os sintomas aparecem mas nem percebemos.
    Adorei a dica
    Beijos boa semana
    bellapagina.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. É sempre ótimo divulgar estas coisas! Adorei o post
    Beijinho

    marianageary.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  8. Excelente post, temos que conscientizar ao máximo

    Beijos!

    EsmaltadasdaPatyDomingues

    ResponderExcluir

Deixe o seu comentário aqui